Comitê Automotivo

Comitê de Alinhamento de Requisitos de Sistemas de Gestão da Qualidade Automotivo

Desenvolvimento do SGQ do Fornecedor

Intenção:

  • Definir um processo para gestão da garantia quando a garantia for requerida.

Diretrizes:

  • Definir o processo de gestão de garantia (PDCA);
  • Método para analisar peça devolvida incluindo NTF;
  • Usar o processo de gestão de garantia definido pelo cliente quando requerido.                (exemplo CQI 14).

10.2.5 Sistemas de gestão da garantia

Quando a organização é requerida a fornecer garantia para seu(s) produto(s), a organização deve implementar um processo de gestão da garantia. A organização deve incluir no processo um método para a análise da peça em garantia, incluindo “nenhum problema encontrado” – NTF (no trouble found). Quando especificado pelo cliente, a organização deve implementar o processo de gestão da garantia requerido.

Resposta: A norma IATF 16949:2016 requer neste requisito a definição de um método de análise da peça em garantia incluindo NTF. 

A organização tem a liberdade de estabelecer este método a não ser que exista um método especificado pelo cliente. (Diretrizes para a definição deste método podem ser encontradas no material referenciado no anexo B da IATF como CQI-14, VDA Volume “Análises de Falha de Campo” “ Norma de auditoria da análise de falha de campo”).

Resposta:  Não existe este requisito no texto da IATF 16949 a não ser que exista algum CSR de cliente.

Resposta: Indicadores de desempeno da garantia mostrando a situação das peças em garantia no campo e a gestão destes indicadores. Ex. %de garantia, Custo de Garantia, % NTF etc…

Dúvidas
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)
  3. (obrigatório)
  4. (obrigatório)
  5. (obrigatório)