Controle de Produto Retrabalhado
Intenção:
- Assegurar que o retrabalho realizado garanta o atendimento do requisito do produto.
Diretrizes:
- Analisar o risco antes de tomar a decisão;
- Se requerido pelo cliente obter aprovação do mesmo antes do retrabalho;
- Processo documentado para confirmar que o retrabalho esteja em conformidade com o plano de controle e outros documentos;
- Instruções de desmontagem e retrabalho incluindo requisitos de reinspeção e rastreabilidade disponíveis;
- Reter informação documentada sobre disposição.
Controle de Produto Reparado
Intenção:
- Assegurar que o reparo realizado garanta a adequação ao uso.
Diretrizes:
- Analisar o risco antes de tomar a decisão;
- Obter aprovação do cliente antes do reparo;
- Obter aprovação do cliente antes do reparo;
- Instruções de desmontagem e retrabalho incluindo requisitos de reinspeção e rastreabilidade disponíveis;
- Reter informação documentada sobre disposição.
8.7.1.4 – Controle de produto retrabalhado
A organização deve utilizar a metodologia de análise de risco (tal como FMEA) para avaliar os riscos no processo de retrabalho, antes de tomar uma decisão para retrabalhar o produto. Se requerido pelo cliente, a organização deve obter aprovação do cliente antes de iniciar o retrabalho do produto.
A organização deve ter um processo documentado para confirmar que o retrabalho esteja em conformidade com o plano de controle ou outras informações relevantes documentadas para verificar a conformidade com as especificações originais.
As instruções de desmontagem ou retrabalho, incluindo os requisitos de reinspeção e de rastreabilidade, devem estar disponíveis e serem utilizados pelo pessoal apropriado.
A organização deve reter informação documentada sobre a disposição do produto retrabalhado, incluindo a quantidade, disposição, data da disposição e informação de rastreabilidade aplicável.
8.7.1.5 Controle de produto reparado
A organização deve utilizar a metodologia de análise de risco (tal como FMEA) para avaliar os riscos no processo de reparo antes de uma decisão de reparar o produto. A organização deve obter aprovação do cliente antes de iniciar o reparo do produto.
A organização deve ter um processo documentado para confirmação do reparo de acordo com o plano de controle ou outra informação relevante documentada.
Instruções de desmontagem ou reparo, incluindo os requisitos de reinspeção e de rastreabilidade, devem estar acessíveis e serem utilizadas pelo pessoal apropriado.
A organização deve obter uma autorização documentada do cliente para concessão ao produto a ser reparado.
A organização deve reter informação documentada sobre a disposição do produto reparado, incluindo a quantidade, disposição, data da disposição e informação de rastreabilidade aplicável.
Disposição de Produto não conforme
Intenção:
- Ver FAQ 11 Pergunta 1.
Diretrizes:
- Processo documentado;
- Deve ser inutilizado antes da disposição;
- Não deve ser desviado para serviço ou outra aplicação sem a aprovação do cliente.
8.7.1.7 Disposição de produto não conforme
A organização deve ter um processo documentado para disposição do produto não conforme, não sujeito a retrabalho ou reparo. Para o produto que não atenda aos requisitos, a organização deve verificar que o produto a ser sucateado é inutilizado antes da sua disposição.
A organização não deve desviar o produto não conforme para o serviço ou outro uso sem a aprovação prévia do cliente.
Resposta: O risco de cada atividade de retrabalhado ou reparo de cada produto, deve ser analisado. Se existem atividades de retrabalho ou reparo em produtos diferentes ou características diferentes no mesmo produto com os mesmos riscos (severidade, ocorrência e detecção) estas podem ser tratadas como “família”, caso contrário cada situação deve ter seu risco analisado separadamente.
Portanto esta decisão dependerá muito do produto a ser retrabalhado e do processo que gerou a característica.
Resposta: Retrabalho: Se o cliente tiver requisito específico solicitando aprovação do retrabalho, isto significa que a organização deve solicitar uma aprovação antes de iniciar o retrabalho. A forma de aprovação não é definida pela IATF 16949.
Reparo: A organização deve solicitar uma aprovação antes de iniciar o reparo. A forma de aprovação não é definida pela IATF 16949.
Se no PPAP houver aprovação do retrabalho ou reparo, a aprovação já está dada.
A intenção é assegurar que o produto não possa ir para o mercado de reposição não oficial (aftermarket), em um veículo rodoviário ou acidentalmente enviado ao cliente.
A organização é responsável por desenvolver e implementar um processo de disposição de produto não conforme e verificar sua eficácia.
Sim, é aceitável contratar o processo de tornar o produto inutilizável com um provedor de serviços. Se um provedor de serviço for usado, a organização precisa aprovar e verifica periodicamente como o fornecedor está tornando o produto inutilizável.
Este requisito aplica-se ao produto que passou pelo processo de aprovação de peça e que a organização está embarcando para o cliente.
O produto não conforme precisa ser tornado inutilizável e irreparável. Não há necessidade de esmagamento ou pulverização do produto em muitas peças.
Ver FAQ 11 pergunta 3 abaixo.
Sim, é aceitável contratar o processo de tornar o produto inutilizável com um provedor de serviços. Se um provedor de serviço for usado, a organização precisa aprovar e verificar periodicamente como o fornecedor está tornando o produto inutilizável.
A IATF 16949 e a ISO9001 não requerem acesso restrito a área de produto não conforme. Cabe a organização identificar os riscos de utilização de peças NC por não ter uma área com acesso restrito, e definir as ações necessárias.
Se houver CSR deve atender o definido no CSR.