Conhecimento organizacional
Intenção:
- Determinar e reter o conhecimento (existentes ou novos), necessário para os processos dentro da organização.
Diretrizes:
- Determinar conhecimento necessário para operação;
- Manter e disponibilizar o conhecimento;
- Adquirir , atualizar ou acessar conhecimentos adicionais necessários;
- Conhecimento organizacional é específico para a organização e obtido através de experiência;
- Baseado em fontes internas e externas.
7.1.6 Conhecimento organizacional
A organização deve determinar o conhecimento necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços.
Esse conhecimento deve ser mantido e estar disponível na extensão necessária.
Ao abordar necessidades e tendências de mudanças, a organização deve considerar seu conhecimento no momento e determinar como adquirir ou acessar qualquer conhecimento adicional necessário e atualizações requeridas.
NOTA 1 – Conhecimento organizacional: é conhecimento específico para a organização; ele é obtido por experiência. Ele é informação que é usada e compartilhada para alcançar os objetivos da organização.
NOTA 2 – Conhecimento organizacional pode ser baseado em:
a) Fontes internas (por exemplo, propriedade intelectual; conhecimento obtido de experiência; lições aprendidas de falhas e de projetos bem-sucedidos; captura e compartilhamento de conhecimento e experiência não documentados; os resultados de melhorias em processos, produtos e serviços);
b) Fontes externas (por exemplo, normas; academia; conferências; compilação de conhecimento de clientes ou provedores externos).
Resposta: Assegurar que os conhecimentos permaneçam na empresa, Determinando e retendo o conhecimento (existentes ou novos), necessário para os processos dentro da organização.
Resposta: Deve ser tratado com uma abordagem de risco.
Resposta:
7.1.6 – requer que a organização retenha conhecimento
7.2 – Estabelece que a s pessoas devem ter competências para realizar suas atividades