7.3 Conscientização (ISO 9001:2015)
A organização deve assegurar que pessoas que realizam trabalho sob o controle da organização estejam conscientes:
da política da qualidade;
dos objetivos da qualidade pertinentes;
da sua contribuição para a eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo os benefícios de desempenho melhorado;
das implicações de não estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade.
7.3.1 Conscientização – suplemento (IATF 16949)
A organização deve manter informação documentada que demonstre que todos os colaboradores estão conscientes de seus impactos na qualidade do produto e a importância de suas atividades no atingimento, manutenção, e melhoria da qualidade, incluindo os requisitos do cliente e os riscos envolvidos para o cliente com produtos não conformes.
7.3.2 Motivação e empowerment de seus colaboradores (IATF 16949)
A organização deve manter processo(s) documentado(s) para motivar os colaboradores a alcançar os objetivos da qualidade, para fazer melhorias contínuas e para criar um ambiente que promova a inovação. O processo deve incluir a promoção da qualidade e a conscientização tecnológica por toda a organização.
Intenção:
7.3 – Assegurar que as pessoas estejam conscientes sobre os seguintes aspetos do sistema de gestão da qualidade:
política da qualidade
objetivo(s) da qualidade relacionados ao trabalho das pessoas
como contribuir para o sistema, a importância e como melhorar
Impacto de não atender o sistema da qualidade
7.3.1 – manter informação documentada para garantir que todos os colaboradores estejam conscientes sobre os impactos na qualidade do produto e a importância de suas atividades no atingimento, manutenção, e melhoria da qualidade, incluindo os requisitos do cliente e os riscos envolvidos para o cliente com produtos não conformes.
7.3.2 – Monitorar que os todos os colaboradores estejam motivados a atingir os objetivos da qualidade, realizar melhorias, promover a inovação, através de um processo documentado
Diretrizes:
- Definir um método para garantir a conscientização dos colaboradores sobre os objetivos relacionados a seu trabalho, os impactos na qualidade do produto e a importância de suas atividades no atingimento, manutenção, e melhoria da qualidade, incluindo os requisitos do cliente e os riscos envolvidos para o cliente com produtos não conformes. Manter registro das atividades que demonstrem a conscientização.
7.3.2 – Ter um processo documentado para motivar os colaboradores a atingir os objetivos da qualidade, realizar melhorias, promover a inovação.
Resposta: Ver explicação de processo documentado no tema 3 já discutido anteriormente.
Reforçando veja figura abaixo que mostra o que deve ser tratado em um processo documentado.
