10.2.6 - Análise das reclamações do cliente e do teste da falha de campo
A organização deve realizar a análise de reclamações de cliente e falhas de campo, incluindo quaisquer peças retornadas e deve iniciar a solução do problema e ação corretiva para prevenir a recorrência.
Onde solicitado pelo cliente, isto deve incluir a análise da interação do software embarcado do produto da organização dentro do sistema do produto do cliente final.
A organização deve comunicar os resultados de teste/análise para o cliente e, também, dentro da organização.
Intenção:
Realizar a análise de reclamações de cliente e falhas de campo, definir as ações corretivas necessárias.
Diretrizes:
- Ter um processo para identificar as reclamações do cliente e falhas de campo incluindo peças retornadas;
- Realizar o processo de solução de problemas;
- Comunicar ao cliente e a organização sobre o resultado.
Resposta: O requisito especifica para realizar a análise de reclamações de cliente e falhas de campo, incluindo quaisquer peças retornadas e iniciar a solução do problema e ação corretiva para prevenir a recorrência.
A metodologia para realizar esta análise deve ser definida pela organização ou em conjunto com o cliente. Incluindo a análise da interação do software embarcado no produto do cliente final.