Gestão de Mudanças – Req. 8.3.6 (ISO 9001) e 8.3.6.1 (IATF)
Intenção:
- Assegurar um efetivo controle nas mudanças do projeto de produto de tal forma que não impactem a conformidade do produto. Inclui o controle de mudança de software.
Diretrizes:
- Deve ser realizada uma análise crítica das alterações e dos impactos no produto, (fornecedor, FMEA, validação, aprovação interna, ressubmissão, derroga, custo);
- Obter aprovação do cliente antes da implementação da mudança (se requerido);
- Controlar a revisão do software X hardware;
- Garantir as saídas de projeto (8.3.5) em relação as mudanças.
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento
A organização deve identificar, analisar criticamente e controlar mudanças feitas durante, ou subsequentemente ao projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, na extensão necessária para assegurar que não haja impacto adverso sobre a conformidade com requisitos.
A organização deve reter informação documentada sobre:
a) as mudanças de projeto e desenvolvimento;
b) os resultados de análises críticas;
c) a autorização das mudanças;
d) as ações tomadas para prevenir impactos adversos.
8.3.6.1 Mudanças de projeto e desenvolvimento – suplemento
A organização deve avaliar o impacto potencial no ajuste, forma, função, desempenho e/ou durabilidade de todas as mudanças no projeto após a aprovação inicial do produto, incluindo aquelas propostas pela organização ou por seus fornecedores. Estas mudanças devem ser validadas em relação aos requisitos do cliente e aprovadas internamente antes da implementação na produção.
Se requerido pelo cliente, a organização deve obter uma aprovação documentada, ou uma derroga documentada do cliente antes da implementação na produção.
Para produtos com software embarcado, a organização deve documentar o nível de revisão do software e do hardware como parte do registro da mudança.
Resposta: Como este item está relacionado com a mudança de produto, a evidência da análise do impacto da mudança deveria ser encontrada no DFMEA/DRBFM. (CQI-24)
Resposta: Deveria existir uma gestão de configuração do software embarcado para garantir o controle de versões utilizadas.
As mudanças relacionadas a software embarcado devem ser controladas e validadas, incluindo a interação software X hardware.
Existem metodologias definidas no anexo B da IATF que podem ser aplicadas pelo desenvolvedor de software para o gerenciamento do desenvolvimento – CMMi e SPICE.
Estas metodologias vão fazer referência a LOGs de validação que servirão como evidência da análise.
Se houver software embarcado com fornecedor envolvido, verificar que a gestão de mudanças pode estar relacionado com o requisito 8.4.2.3.1.